Do Estadão -O governo federal sabia desde 2003 do risco de colapso no sistema de controle do tráfego aéreo. Documento do Conselho de Aviação Civil (Conac) de outubro daquele ano e assinado pelo então ministro da Defesa, José Viegas Filho, alertava para a retenção de investimentos no setor, que poderia obrigar a Aeronáutica a adotar medidas radicais de restrição de vôos, com efeitos semelhantes ao da operação-padrão realizada há cinco dias pelos controladores. Ontem a operação provocou pelo menos 381 atrasos de vôos nos principais aeroportos.
O colapso do sistema estava previsto num item do texto que tratava das diretrizes para a gestão dos recursos do Fundo Aeronáutico e do Fundo Aeroviário. 'A diminuição dos recursos aplicados nessa atividade pode obrigar o Comando da Aeronáutica, por medida de segurança, a adotar um controle de tráfego aéreo nos níveis convencionais existentes no passado.' Seríamos precipitados se desconfiássemos que, na verdade, a causa do trágico acidente com o vôo da Gol foi a reles falta de investimentos neste setor?
Editado por Anônimo às 11/01/2006 06:43:00 AM |
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