Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
PODE SER QUALQUER UM
Por Fabio Grecchi na Tribuna da Imprensa
Funciona assim. Meus asseclas têm carta branca para fazer o trabalho sujo necessário visando à manutenção de nosso grupo no poder sob minha liderança. Vale tudo!
No momento em que forem flagrados - e é quase certo que isso ocorra, dada a sua notória incompetência e rasa qualificação técnica -, dirão que agiram por conta própria e serão execrados pessoalmente por mim em praça pública.
Estão cientes de seu destino. Mas sua abnegação em cumprir a missão, com o sacrifício da própria imagem e posição profissional ou partidária, justifica-se pelos elevados objetivos estabelecidos pelo grupo. E como são meio aloprados, não lhes resta alternativa: jamais conseguirão uma boa colocação por mérito. Vicejam na subserviência.
Tem mais. No fundo, tanto eu quanto eles - por menos inteligentes que sejam - sabemos que os fins são egoístas, e não altruístas. Mas a auto-ilusão de que cumprem um nobre dever os faz avançar. Essa hipocrisia é reconfortante.
Além disso, agarram-se à certeza de que a Justiça é morosa e a grande massa da população, desinformada. Acreditam na impunidade ou, na pior das hipóteses, na punição branda. Sabem que poderão, inclusive, retornar à vida pública nos ombros do povo, eleitos. Muitos voltaram este ano.
Quanto a mim, estou absolutamente tranqüilo. Virei um mito, nada me atinge. Posso ser um mandante despreocupado, o mentor intelectual (?) de tudo, pois o povo (aquela massa desinformada) já decidiu pela minha inimputabilidade.
Conto ainda com um atributo pessoal singular, do qual muito me orgulho. Eu sou cínico. Quando me acusam, inverto o ônus da prova e me faço de vítima de calúnia.
Esse traço de minha personalidade é tão marcante que alguns de meus mais chegados auxiliares e colaboradores procuram copiá-lo, às vezes com razoável sucesso. Conto também com certa benevolência de parte da imprensa que, pretendendo ser isenta, dá tratamento idêntico a mim e aos meus oponentes, a despeito de minhas mentiras.
Com o melhor dos propósitos, estão procurando garantir equilíbrio ao noticiário. Ainda não perceberam que não existe nada mais injusto do que tratar de forma igual os desiguais. Ótimo.
Em suma, eu sou uma farsa, meu grupo é corrupto. Mas conto com seu voto. Vote em mim!


Editado por Giulio Sanmartini   às   10/17/2006 04:51:00 AM      |