Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
VOTAR PARA QUÊ?
Por Aron Belinky no Jornal da Tarde
Estamos na reta final para as eleições e, depois da avalanche de mensaleiros, sanguessugas, favorecimentos e mutretas de todos os tipos, muita gente se pergunta de que adianta cultivar uma democracia se as pragas são tantas e tão daninhas. Ampliando um pouco meu tema habitual - meio ambiente -, vamos refletir sobre este momento, vital não só para nosso ambiente natural, como para todos e cada um de nós.
Já ouvi mais de uma vez cidadãos ingênuos, ou impacientes suspirando desalentados, perguntando “pra que governo, se as empresas são tão mais eficientes” ou “era melhor na época da ditadura”... É óbvio que não, e me preocupa ver que ainda há quem duvide disso. Os governantes são eleitos pelo povo, e eles são - mesmo - nosso reflexo. Não adianta culparmos o espelho pela imagem que nos mostra. Se queremos ver algo melhor, devemos trabalhar para isso e melhorar a nós mesmos. Não seria solução transferir o comando para profissionais que decidem pelos critérios do lucro e da própria remuneração - caso das empresas - ou que escondem a realidade e manipulam os recursos públicos em benefício de um pequeno grupo - caso das ditaduras.
É trabalhoso, mas não há outro modo: ou nos envolvemos e cuidamos do que é nosso ou jamais teremos o País que queremos. Dia 1º de outubro - com nossos votos - vamos contratar centenas de servidores públicos. Faça o melhor que puder: pesquise, converse, informe-se. E ,depois, mantenha-se vigilante para que - eleitos - eles façam o serviço para que foram chamados. Estamos na era da internet e nunca foi tão fácil receber e distribuir informação: viva - intensamente - a democracia!


Editado por Giulio Sanmartini   às   9/06/2006 03:38:00 AM      |