Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
OS DUENDES
Por Jayme Copstein - Rádio Gaúcha

Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, apela em vão para o civismo da oposição do PSDB, conclamando-a a governar pelo Brasil, no Rio Grande do Sul o deputado Raul Pont, do PT reconhece que a governadora Yeda Crusius, do PSDB, tem razão na questão do orçamento, mas acha não cabe à oposição resolver problemas do governo.
Exigir coerência de políticos no Brasil é crer em ficções. O que não é nenhuma novidade porque a recusa dos deputados gaúchos, de reduzir os 0,8% pretendidos pelo Judiciário torna o orçamento do governo rio-grandense uma obra de ficção. Ninguém sabe, em um estado onde quase 100% da arrecadação estão irrevogavelmente comprometidos com o funcionalismo e a dívida da União, de onde vão sair os mais de 180 milhões de reais representados por esses “meros” 0,8%.
Como Legislativo e Judiciário do Rio Grande do Sul estão brincando de conto de fadas, o rumo é previsível. Mais adiante vão ter de achar uma bruxa malvada para justificar o feitiço da falta de dinheiro para a educação, a saúde e a segurança.
Não será fácil achar a bruxa. Não dá para esconder que foram os duendes, desta vez, que mexeram o caldeirão. Mesmo por que a governadora Yeda Crusius, além das advertências sobre o rombo desses 0,8%, decididamente não tem o físico exigido pelo ofício de megera.


Editado por Adriana   às   11/24/2006 10:47:00 PM      |