g1
PRESIDENTE BOLIVIANO ESCAPA DE AGRESSÃO DE UNIVERSITÁRIOS
LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, escapou nesta sexta-feira (24) de uma agressão de estudantes da universidade pública da província de Santa Cruz, no leste do país.
O episódio aconteceu por volta das 18h horas local (20h de Brasília) e foi transmitido pela emissora "ATB", que mostrou a caravana presidencial sob o ataque de uma chuva de pedras lançadas por universitários.
O governante, que tinha ido à Universidade Gabriel René Moreno para assinar um convênio com o reitor, interrompeu seu discurso após ser advertido pelos agentes de segurança da ameaça que representava uma manifestação realizada no exterior do edifício no qual estava.
Imediatamente, o chefe de Estado saiu e entrou em seu carro, que foi atingido por pedras e pedaços de tijolos lançados pelos estudantes. A emissora também registrou o momento no qual um dos seguranças teve que proteger com seu corpo o governante para evitar possíveis agressões.
Os universitários, que enfrentaram os membros do Movimento Ao Socialismo (MAS) do presidente, gritavam palavras de ordem a favor do regime autônomo que quatro dos cinco departamentos (estados) bolivianos reivindicam ao governo. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
Morales enfrenta nesta semana uma dura oposição a seu governo, especialmente dos departamentos de Santa Cruz, Beni, Tarija e Pando, pela forma como a Assembléia Constituinte está sendo desenvolvida.
Na capital de Santa Cruz começou nesta sexta uma greve de fome de 50 mulheres, como parte da decisão do Comitê Pró-Santa Cruz de reivindicar respeito à norma legal no funcionamento da Constituinte.
Editado por Anônimo às 11/24/2006 10:42:00 PM |
|