Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
LULA OU TUBARÕES?
Por Laurence Bittencourt Leite, jornalista

Se Lula ganhar as próximas eleições com quem ele irá governar? Sem dúvida o PMDB será o seu principal aliado e conselheiro. Dize-me com quem andas e te direi quem és. O Pmdb é o partido que não quer disputar eleições presidenciais pois seus lideres principais atropelaram a candidatura de garotinho, talvez tirando com isso uma grande chance de haver segundo turno.
Sarney, Renan Calheiros e Ney Suassuana são os generais que se Lula vencer sairão fortíssimos e terão grandes influências no governo e no Congresso, pois no senado Sarney tem 6 senadores, que são três do Maranhão e três do Amapá. Ora, como podemos observar, são políticos que nunca pensaram em tirar o Brasil desta desgraça que é a pobreza e melhorar de fato a maneira de fazer política no nosso país.
No Maranhão já são quarenta anos de domínio absoluto. A família Sarney tem uma televisão, um jornal e 49 estações de rádio espalhado por todo o Estado, sendo a TV Mirante como uma central e as 49 estações retransmitindo não o que a sociedade espera e quer, ou seja, os interesses da sociedade, e sim da família, que tem um ex-presidente e atualmente senador por outro Estado, Roseana Sarney atualmente senadora, mas que já foi governadora por duas vezes, um irmão deputado federal, isso sem contar com o irmão, primos, sobrinhos e amigos e mais amigos que desfrutam todos das benesses dos cargos públicos e dos governos.
Agora o mais incrível ou se quiserem o comum em nossa política. Depois de 40 anos mandando no Maranhão e se dizendo a favor do povo e da sociedade, saem os números divulgados pelo IBGE e os dados são alarmantes. O Maranhão tem 83 cidades entre as 100 mais pobres do país, sendo que as 27 primeiras da relação são exatamente do Maranhão.
Centro do Guilherme, no Maranhão, é o município com a pior renda per capita do Brasil. 961 mil maranhenses moram em casa de palha, sendo apontado pelo IBGE neste índice como o pior do país. Já 1 milhão e 574 mil maranhenses moram em casa de taipa. Tem mais. 562 mil maranhenses moram em casa sem fogão a gás. Do percentual de moradores do Estado, 1.957.000 vivem em casa sem geladeira. Mais de três milhões em casa sem água encanada. Mais de 3 milhões sem telefone. Quase 1 milhão de moradores sem energia elétrica. 2 milhões e 638 mil maranhenses moram sem direito a filtro ou água filtrada.
Esta é a família que mandará no governo Lula. Bom, Renan Calheiros de Alagoas nós já conhecemos sua maneira de fazer política e Ney Suassuana já entrou na política grandinho e gordo e talvez o mais ousado dos três, por isso mesmo sendo líder do Pmdb no senado.
Achei conveniente, citar esses números de outro Estado, justamente para alertar que aqui no meu Estado, o RN, e acho que no Nordeste de um modo geral, não diferem muito não, e quem quiser provar é só ir ao IBGE e terá números apavorantes e com tantas semelhanças em pobreza e exploração e no domínio de famílias. O Maranhão é um exemplo fidedigno do que é o nosso país. E o retrato do Brasil do PT.


Editado por Adriana   às   9/12/2006 11:42:00 AM      |