Por Ralph J. Hofmann
“Não vim ao mundo a serviço, vim a passeio.”
O amigo Jayme Copstein discutindo com um colega jornalista o ridículo de um médico não poder escrever um artigo sobre medicina caso não tivesse sido vetada a Lei Amarildo teve deste a resposta: “Muito simples. O médico ditaria o artigo a um jornalista.” O sujeito não quer trabalho, quer emprego. Nos Estados Unidos isto se chama "featherbedding" ? É quando por acordo sindical uma organização precisa colocar mais pessoas a executar um trabalho do que efetivamente é necessário/ Por exemplo, para carregar navios em Rio Grande nos anos sessenta, depois que o "superporto" da época ficou pronto, com equipamento modernos que poupavam mão de obra e tempo precisava-se pagar o mesmo terno de estivadores que se pegaria para carregar um navio com soja antes de surgir o equipamento instalado naquele porto. Na aviação as companhias aéreas tinham de manter um terceiro piloto e um engenheiro. O trabalho do terceiro piloto sumiu com o tempo, mas foi defendido com unhas e dentes. O nome vem do guarda-freios ferroviário das primeiras composições. No último vagão, o do guarda-freios, ia um homem que quando recebia um sinal do maquinista puxava um freio no último vagão e este puxava para trás a composição para evitar que os vagões acavalassem uns sobre os outros quando o maquinista freiava a locomotiva. Com o progresso isso passou a ser feito pneumaticamente pelo próprio maquinista. Mas até que as ferrovias americanas quase quebrassem nos anos 60 não se conseguiu eliminar o cargo. Como o guarda-freios nada tinha para fazer na viagem levava um colchão de penas (feather bed) e dormia a viagem toda. Vejamos, estou contando uma história usando um notebook. Já eliminei até a secretária a quem costumava ditar cartas e memorandos ou passar rascunhos no começo de minha carreira em empresas. Monto projetos em com Excel sem a ajuda de um perito em informática. Mas um gurú da medicina ou desporto vai ter de ditar o que tem a dizer a um jornalista?
Editado por Adriana às 7/26/2006 11:39:00 PM |
|