Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
PÉROLAS & PEDREGULHOS
por Francisco Marcos.

CONCHAVÃO
A eleição para as mesas do Senado e Câmara Federal nada mais foi que a reafirmação do grande arreglo tucano-estrelado. A grande farsa ganhou mais força, Fruet representou no campo parlamentar papel idêntico ao do Geraldo. A dupla café com leite utilizando o Juthay como ponta de lança conseguiu seu intento. O conchavão ainda desaguará em um ministério, as benesses do des(envolvimento) embriagam qualquer compadre.

“As âncoras se atraem”
GATUNAGEM SINDICAL
Inexiste defesa para o assalariado regularmente contratado, os sindicatos que deveriam realmente defendê-los só se preocupam em arrecadar. Promovem assembléias convocadas através de comunicados em jornais de grande circulação? Com meia dúzia de gatos pingados aprovam contribuições de 1,0%/mensal sobre o salário mensal. Na ata consta que o colaborador tem até vinte dias para comparecer no sindicato e por escrito confirmar que não quer ser descontado. Só que a maioria só vai ter acesso à famigerada ata meses depois. Na base da sacanagem espoliam seus representados. Não bastasse isto fica a pergunta: quantos assalariados lêem jornais?
“Os inimigos não mandam flores”
DILETANTISMO
Há muito movimento por este Brasil varonil, de glórias mil. A maioria de indignados cidadãos e cidadãs indignados com o momento sombrio que nos aflige. Querem fazer uma verdadeira revolução, tendo como armas goles de café. Falam em manifestos capazes de abalarem o mundo, tudo isto coroado por uma juridicidade que assombraria o mais ferrenho defensor do Direito, como ciência. O Brasil não precisa de leis, já bastam as que temos, falta o detalhe, pequenino, de fazê-las serem cumpridas e deixar de existir fiscalização ectoplásmatica.
“Quem sabe faz a hora não espera acontecer”
MAGGI FAZ ESCOLA
Maggi que não é o caldo de galinha, mas governador de Mato Grosso trata o seu eleitorado como rebanho. Agora vem o cefalópode (royalties para o Ralph) e lança a pérola: “Eu aprendi nos quatro primeiros do meu governo? Que, se um presidente não estiver tomando conta do seu rebanho (Rebanho? Então é assim como nos vê o presidente. Ovelhas sendo levados para a tosa? Bois ao abate?), as vezes pode perder nesse imenso território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados”. Realmente o rebanho é muito boi, muita ovelha, evidentemente todos castrados em sua cidadania.
“Os brutos e os papagaios também falam”
PARTIDO DEMOCRATA
Como os raios vindos do céu que atingem a terra, os Deuses do Olimpo pefelista determinaram a mudança do nome do partido para Democrata. Os filiados não foram consultados, serão convocados para referendar? Mesmo sendo chamados não dá para conferir a esta atitude o adjetivo de democracia. Considero a democracia uma palavra bonde, onde cabe tudo, Hobbsbawn é o responsável por esta assertiva. O PFL saiu destroçado da recente eleição, em termos administrativos só elegeu Arruda (egresso do tucanato) como governador do Distrito Federal, 1, qualquer coisa % do PIB brasileiro. O PFL paulista saiu fortalecido, aumentou o número de deputados federais e estaduais, Afif deu um tremendo calor no senador de um projeto só. O que o PFL precisa é passar por uma reciclagem total, jamais será um partido de massas, poderá ser o partido da classe média, o Afif já deu o norte. Abandonem o regionalismo, o que interessa é a capacidade, e se desgarrar do tucanato. Tornar-se o rei e não continuar sendo amigo do rei.
“É preferível ser cabeça de sardinha do que rabo de baleia”.
COOPERATIVISMO
Recebi correspondência eletrônica da ACE-Associação Comercial Empresarial de Catanduva solicitando autorização para a transcrição de um artigo de minha autoria denominado Cooperativismo. Fará parte de uma mala direta e será inserido no site da associação. Comunicam que estão se esforçando para constituir uma cooperativa de crédito. Parabéns e muita força de vontade vocês irão precisar. “União não é só nome de açúcar, mas pode gerar crédito barato”.


Editado por Ralph J. Hofmann   às   2/04/2007 11:13:00 PM      |