Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
OS REPETENTES
Ralph J. Hofmann – 05/02/07

O congresso nacional me lembra duas cenas típicas do sistema escolar em que fui educado.

Todos os anos, ao chegarmos à escola para o começo do ano letivo, encontrávamos na sala de aula um grupo de pessoas que apenas conhecíamos de vista. Eram os repetentes. Era comum em algum momento o professor dizer:
“ Alunos, quem souber me responda, exceto os repetentes, .... quem foi .... Ninguém sabe? OK fulano agora você pode responder.” Ou seja, o repetente a bem dos colegas apenas respondia se ninguém soubesse o assunto.

Os anos passavam, íamos para a faculdade, e aí surgia a figura do aluno com dependência. Digamos que um aluno não tivesse passado em Cálculo I na engenharia, ou Bioquímica na medicina. Não podia fazer uma série de cadeiras para as quais o pré-requisito eram essas cadeiras. Portanto passavam um ano inteiro com muito tempo disponível. Para aproveitar faziam cadeiras para as quais não havia obstáculo e inclusive assistiam como ouvintes alguma cadeira que teriam de fazer no futuro, uma vez ultrapassadas as barreiras dos pré-requisitos. Contudo, nessas cadeiras não podiam se manifestar. Apenas assistir.

Talvez seja a solução para o parlamento brasileiro. Já que os tribunais eleitorais tem por bem aceitar candidaturas de pessoas acusadas de crimes, com enormes escândalos nas costas, acredito que enquanto os processos estão correndo devam poder assistir aos trabalhos do parlamento, possam até se manifestar, mas não possam votar (São 76 ou mais votos nesta legislatura).

“Que os parlamentares em dependência se retirem de suas mesas durante a votação! “

Veja o desespero que nos toma. Até Deputado em dependência eu acabo de inventar.



Editado por Ralph J. Hofmann   às   2/05/2007 01:42:00 PM      |