Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
PREVIDÊNCIA: BOLA DA VEZ
Por Francisco Marcos, publicitário e cientista político

Entra governo, sai governo e a previdência é a bola da vez, até parece que solucionando o eterno problema previdenciário teremos extirpado o câncer, síndrome da deficiência imunológica adquirida e outros males menos cogitados. Previdência significa precaução, previsão, voltando para a nossa Previdência Social até o léxico é esquecido. Desde a sua criação ela vem sendo saqueada, fraudada, e o interessante é o alegado déficit, que inexiste pelo que passo a expor. Brasília foi construída com dinheiro da Previdência, bem como Itaipu, Transa a Amazônica (conhecida como estrada das onças), ferrovia dos mil dias e de intermináveis noites. Esse dinheiro foi reposto, acompanhado da respectiva atualização?
A leoa das Alagoas vive clamando por um encontro de contas, todos se fazem de desentendidos, a transparência existe ou é mais uma filigrana como ética?Nos anos militares criou-se o FUNRURAL, aposentadoria para os lavradores, uma maneira anestésica para acalmar o campo. Tiveram a precaução de saber de onde tirar o dinheiro necessário? Já que nunca os lavradores haviam recolhido contribuições. Vargas não se lembrou dos agricultores, sendo um estancieiro não poderia arrumar despesas para seus colegas, e mais à frente para o PSD. Durante anos parte da arrecadação previdenciária era destinada à saúde, fugindo da finalidade que era e é de tratar de aposentadorias e pensões. Este desvio foi corrigido devolvendo-se o numerário despendido?Do crédito previdenciário nada fala, pois será mexer em vespeiro, é politicamente incorreto tratar de tal assunto.
Como está a situação das prefeituras, empresas de ônibus (principalmente urbanas), clubes de futebol e dos chamados esportes olímpicos, fundações. Erundina quando prefeita de São Paulo tentou consertar a situação com respeito à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, tentando conceder isenção de IPTU apenas para os imóveis destinados à atividade principal da Santa Casa. Os imóveis alugados deveriam pagar IPTU, exemplificando um deles: prédio do antigo Mappin defronte ao Teatro Municipal. Em Campinas também temos procedimento semelhante com a Santa Casa, No entorno há várias clínicas particulares que pagam aluguéis pagam IPTU? Estes ralos são chamados de elisão fiscal. Agora este terrível problema é novamente a bola da vez. O Gerdau acolitou o mineiro Falconi até ao presidente para oferecer sugestões a respeito. Um ministro, que não é o da Previdência qualificou a proposta de "ovo de Colombo". Uma maneira jocosa de desqualificar Falconi, possuidor de um notável currículo, voltado tanto para a área empresarial como governamental. Esta é a maneira petista de praticar o tão decantado diálogo, e dizer que foi amplamente discutido com a sociedade. Este boquirroto desqualificador não serve para amarrar o cadarço do sapato de Falconi.
Élio Gáspari também deu sugestões úteis em sua coluna, será levado em consideração? Um mísero mortal de meu relacionamento sugere: camelôs existem, um dia irão se aposentar pelo LOAS, deveriam quando de seus recadastramentos junto às prefeituras apresentarem o carnê de contribuição como autônomo do ano anterior. Se doméstica recolhe proventos para a aposentadoria e os camelôs não, temos uma odiosa discriminação. Como fica o "Brasil um país para todos"? Ou involuiu para "Brasil um país de tolos".
Vamos jogar limpo minha gente, jogo de bicho paga imposto, o pessoal da corretagem recolhe previdência. Quais impostos recolhem os bingos. Chega de mistificação, coloquem a situação passada, presente e futura de uma maneira inteligível, dando nome aos bois. Nenhum governo brasileiro tem moral para ficar ditando regra comportamental, é o maior caloteiro, não honra contratos, sabe cobrar dos que mais precisam e faz de desentendido com as mais diversas situações que levam a nação a este descalabro que não é de hoje.


Editado por Adriana   às   11/26/2006 02:20:00 PM      |