Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
ONDE MORA O PERIGO?
Por Giulio Sanmartini
Lula vive sempre se comprando com presidentes do passado, que não podem protestar pois já estão mortos. As comparações preferidas são com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
Com os dois primeiros estas são ridiculamente pretensiosas, mas com Jango (João Goulart), a fora o fato deste ter estudado formando-se em direito, ter sido um rico estancieiro desde o berço, eles tem coisas muito comuns na política. Jango era proprietário pessoal de milhões de votos, numa época que vota-se no vice presidente independente do presidente ele conseguiu eleger-se duas vezes e ainda carrear votos pra Juscelino, em sua primeira eleição. Esses votos é que fizeram com que voltasse, a seu favor, o regime presidencialista que havia sido mudado em parlamentarista num “arranjo”, para permitir sua posse. A vitória de Jango, no plebiscito foi esmagadora, achou-se irremovível do poder, poderoso, dono do bem e do mal.
Nessa embriaguez desprezou as forças armadas deixou que os quartéis se degradassem, os oficiais tinham salários ridículos e pior que tudo, permitiu que a hierarquia fosse quebrada. Esta é a pedra angular das forças armadas. Este foi um dos principais motivos pelo qual foi derrubado. Lula também se sente intocável, dono do país
Hoje as forças armadas são muito menos influentes que em 1964, mas o bolo está fermentando com os salários ridículos pagos aos militares, com o estado de total penúria em que se encontram os quartéis. Lendo abaixo o artigo de Eliane Cantanhêde – FAB E DEFESA ENTRAM EM CRISE COM CAOS NOS AEROPORTOS, se tem certeza que a hierarquia na Aeronáutica foi quebrada pelo ministro da Defesa.
É aí que mora o perigo.


Editado por Giulio Sanmartini   às   11/06/2006 10:32:00 AM      |