Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
A HORA DA VERDADE
Por Jayme Copstein - Rádio Gaúcha

Surpreendente nos jornais de hoje, a declaração do ministro Waldir Pires, de que nada sabia sobre as deficiências do Serviço de Proteção ao Vôo e que ninguém o informou de nada. Cabe, então, perguntar: o que o ministro Waldir Pires tem feito todo esse tempo em que dirige a Pasta da Defesa?
Quando ocorreu a tragédia do Boeing da Gol, o ministro Waldir Pires era todo certezas: a responsabilidade pelo acidente era dos pilotos do Legacy, que não haviam obedecido ao plano de vôo, a denúncia do jornalista americano Joe Sharkey sobre a precariedade da proteção ao vôo no Brasil eram levianas, a decisão dos controladores de vôo, de voltar ao procedimento-padrão, pura crise emocional.
Agora, a caixa preta do Legacy revela que a tragédia do Boeing da Gol se deve a erro do Serviço de Proteção ao Vôo, ao autorizar o jato executivo a voar a 37 mil pés até Manaus e não só até Brasília, como previa o plano de vôo. Os controladores de vôo decidiram não mais “ajeitar” as coisas para não arriscar a vida das pessoas. A página eletrônica do Siafi (Sistema Informatizado de Acompanhamento de Gastos Federais) mostra que, apesar de o Fundo Aeronáutico acumular mais 1 bilhão e 900 mil reais, falta dinheiro para a proteção ao vôo. O que essa dinheirama está fazendo parada por lá é um dos muitos mistérios guardados por outras caixas pretas que não são de avião.
O Congresso, tão pródigo em CPIs e outras farândolas demagógicas, ao menos desta vez podia tomar a sério o seu papel, para investigar e apurar responsabilidades e punir os verdadeiros culpados pelo descalabro. Está na hora de alguém pagar pelo que faz de errado neste país.


Editado por Adriana   às   11/02/2006 03:02:00 PM      |