Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
É SÓ INSISTIR
Por Fabio Grecchi na Tribuna da Imprensa
Josef Goebbels, ministro da Propaganda do Reich de Hitler, dificilmente será exemplo para alguma coisa. Mas cunhou um conceito fundamental para o marketing político: "Toda mentira repetida 100 vezes se torna verdade". Perfeito: quanto mais você investe numa versão, mais ela se solidifica.
A campanha de Lula conseguiu isto com Geraldo Alckmin. Colocou-o na defensiva em relação à história das privatizações num eventual futuro governo tucano. No programa do candidato não tem uma única palavra sobre isso, mas, por dedução, ele venderá todas as estatais que ainda restam. É uma lógica canhestra: diz-se isto por ser do PSDB como Fernando Henrique Cardoso, ainda hoje considerado o pai e a mãe das privatizações.
A farsa grudou de tal maneira que Alckmin teve de negar a eventual venda de estatais se quisesse formar alianças para o segundo turno. O PDT mesmo exigiu tal compromisso. Se o tucano vencer e resolver passar Petrobras, Banco do Brasil e Furnas nos cobres, tem contra si um impedimento moral. Claro que isso não vale de muita coisa, pois FHC pediu para que esquecessem tudo o que escrevera e Lula rompeu com compromissos históricos do PT. Desagradaram e decepcionaram muitos, mas foram em frente.
Assim, enquanto Alckmin perde tempo se explicando para algo que jura que não vai fazer, Lula nada de braçada sem dizer a ninguém a origem do dinheiro do dossiê dos Vedoin. Todos se satisfazem com o fato de ele afirmar que a lambança foi coisa de "aloprados". Tem faltado força à oposição para investir nisto porque perdeu o hábito de estar de fora do poder.
Além disso, carece de base social: não tem sindicatos nem representação forte na máquina pública, ou ainda no ambiente universitário. Como o som não se propaga no vácuo, PFL e PSDB sentem as dores de serem elite e para elas todo o tempo terem trabalhado. O que deram ao povão foi apenas migalha do banquete em que se empanzinaram. Lula tem tudo para ser reeleito mais pelos erros do adversário do que por seus próprios acertos.


Editado por Giulio Sanmartini   às   10/18/2006 01:57:00 AM      |