Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
MILAGRE ECONÔMICO
Por Ralph J. Hofmann

E fez-se luz!
De repente entendi a verdadeira argúcia e tirocínio do atual governo. Por que o PT, no fim do século vinte eterno paladino na defesa do país contra estripulias do sistema bancário estaria fazendo das tripas coração para santificar os banqueiros e os bancos?
Já vi esse filme antes. Na década de setenta, um certo deputado paulista, gordinho e mordaz, em sua encarnação de ministro, regeu a orquestra econômica do país no sentido de imensos lucros nas bolsas. “Miracolo Economico”. Zé Povo foi à bolsa. No fim do ano 7% de crescimento do PIB. Claro havia outros fatores, mas, foi uma injeção de vitamina adicional.
Agora imaginemos o que está ocorrendo. Temos de exportar e vender cada vez mais unidades de qualquer coisa para atingir a mesma renda dos meses anteriores. As receitas caem no país para manter o consumo. Caem as receitas das exportações devido à falta de medidas que criem demanda de dólares, tais como programas de expansão de indústrias que não ocorrem visto a poucas perspectivas, impostos altos e juros idem.
Vejo um candidato a governador, Olívio Dutra, quando inquirido quanto aos seus planos de estabilizar as finanças do estado do Rio Grande do Sul alegando que vai atrair mais indústrias para gerar mais receitas. Para produzir o que? Para vender a quem?
Mas deixe estar. Guido Mantega e a Sétima Cavalaria vem aí. De um passe de mágica melhoram o lucro dos bancos. Pronto! Agora temos lucros dos bancos da ordem de US$ 11 bilhões.
O país que descanse em paz. O PIB aumentou em US$ 11 bilhões.


Editado por Ralph J. Hofmann   às   9/15/2006 10:34:00 AM      |