Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
QUANDO O BARCO COMEÇA A FAZER ÁGUA
Por Laurence Bittencourt, jornalista
A história condenará Lula. É o que eu espero honestamente. Lula quando deixar o poder, quando isso acontecer, será uma página morta e toda essa podridão será motivo de aprendizado pedagógico. Escrevo isso, mas me pergunto se será isso mesmo? Em país sério Lula sequer seria candidato. Era para estar preso. E esse PT que botou Collor para fora do poder, agora encobre e desvirtua o que se tem por verdade. Como disse, Lula sequer era para ser candidato, quanto mais ser reeleito. Sua vitória como o de todo demagogo e mentiroso será perniciosa, como tem sido seu governo até o momento. O PT diz que não, mas os números da corrupção são alarmantes.
Estamos todos estarrecidos, os homens de bem, que Lula se mantenha no cargo. Os defensores dele irão usar todos os argumentos. Dirão que o Brasil já teve Collor, FHC e que foi horrível. Mas nada há que se compare com um partido como o PT. Nada. Criaram uma quadrilha para tomar conta do país, e o pior, estão literalmente tomando.
Quem tem acompanhado o horário eleitoral gratuito, pode ver Lula e o seu marketing contar mentiras impunemente. É um escárnio a qualquer pessoa de bem e razoável. Como isso pode estar acontecendo. E o pior é que a oposição tem culpa nisso. Os saques que houveram dentro do governo, com objetivo de poder, era para mobilizar o povo nas ruas. Mas hoje sabemos que os “caras-pintadas” foram massa de manobra do PT. Um segundo mandato para essa gente será uma tragédia. O primeiro governo foi uma farsa. Um segundo, nem é bom pensar. Haveria excesso nessas avaliações? Torço para que sim. Mas temo que não.
Diz-se que esse Congresso é o pior da nossa história. Claro. Nunca se roubou tanto e de forma tão impunemente. Mas a classe política nesse país, com raras exceções, são personagens de Dostoievski. Quem já leu o romancista russo, sabe do que eu falo. Isso explica o marasmo, o cruzar os braços da oposição. A oposição foi e está sendo irresponsável por não ter tido coragem de enfrentar essa situação. A ponto de psdbistas, como Lucio Alcântara e Yeda Crusius, estarem abandonando o barco do partido, e passando a apoiar Lula. Que vergonha. Mesmo que percam, mas que percam com honra. Que classe política é essa? É a mesma que absolveu João Paulo Cunha, por exemplo. Estamos diante de um delírio coletivo, com Lula sendo o pastor. O populismo definitivamente é a marca da América Latina. Só resta perguntar, até quando?


Editado por Adriana   às   8/22/2006 02:43:00 PM      |