Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
BEIJO-LHE AS MÃOS DON JADER!
Por Giulio Sanmartini

A Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) foi extinta em 2001, por ser inoperante e um foco de corrupção. Na época o então opositor do governo, Luiz Inácio Lula da Silva, julgou que a fato fora um erro do presidente Fernando Henrique Cardoso, declarando com toda a ênfase que faz parte de seu histrionismo: “Por causa de uma denuncia de corrupção ou quem sabe para derrotar um adversário político, acabou-se com a SUDAM, quando se deveria mandar o corrupto para a cadeia e não acabar com ela”
O tal adversário político era o presidente do Senado Jader Barbalho, um dos principais envolvidos na corrupção junto com sua mulher, Márcia Cristina Zaluth, que recebeu do órgão R$ 1,6 milhões para um ranário que nunca existiu e com um ex sócio José Osmar Borges, considerado o maior fraudador individual da SUDAM, com R$ 133 milhões desviados para projetos fraudulentos. Jader fugiu a cassação renunciando ao seu mandato. A Polícia Federal o levou para Tocantins algemado (foto), onde ficou preso por 13 horas e tudo ficou bem, a opinião pública tinha tido sua satisfação, assim, Barbalho solto e “limpo” pôde eleger-se duas vezes deputado federal (2002/2006)
Agora Lula, no dia 4 de janeiro recriou a SUDAM, mesmo com 290 processos de desvio de verbas ponto onde ela foi de fato eficiente
Certamente Lula quis agradar seu atual amigo do peito e conselheiro Jader Barbalho, a quem com desfaçatez e despudor beijou-lhe a mão, como fazem os mafiosos sicilianos em sinal de respeito e coleguismo. Tem tudo a ver.


Editado por Giulio Sanmartini   às   1/29/2007 03:49:00 AM      |