Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
1984 E O YOUTUBE
Por Juliano Schiavo Sussi

Uma sociedade onde a informação é controlada. Nenhum registro histórico é permitido, e tudo é modificado para se manter a ordem. Tudo passa por um crivo e é analisado metodicamente para manter o status quo. O Deus Estado, onipresente, é retratado sobre a forma do Grande Irmão, um partido cujo lema é "Guerra é paz, Liberdade é escravidão, Ignorância é força". Essa é, sem suma, a história de 1984, um romance publicado em 1948 por Eric Arthur Blair sob o pseudônimo de George Orwell.
Essa história não é diferente da vida real. Ela vale para a ordem judicial que bloqueou o acesso ao site de vídeos YouTube, atendendo a determinação do desembargador Ênio Santarelli Zuliani, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Tudo devido a um vídeo caliente protagonizado por Daniela Cicarelli e seu namorado Tato Malzoni, em uma praia na Espanha. O vídeo, espalhado pelo YouTube, fez sucesso. Praia, sol, areia, mar e uma paixão...
Seria romântico se não fosse trágico o desfecho da história. Cica, sem ao menos pensar nas conseqüências de sua tórrida ação, conseguiu o bloqueio do site de vídeos. Ele teve sua privacidade assegurada – mesmo se expondo numa praia diante de centenas de olhos – e quem perdeu foram os brasileiros.
É justo bloquear um meio de informações como o YouTube? Lá há uma série de vídeos como “Ilha das Flores”, que mostra a miséria há que os seres humanos são submetidos. Há também o documentário “Muito além do cidadão Kane”, que retrata a manipulação da rede Globo. E muitas outras coisas, como videoclipes, filmagens caseiras, trabalhos escolares. Basta só acessar www.youtube.com, digitar uma palavra qualquer e dar enter. Milhares de vídeos aparecem na tela e estão à disposição gratuitamente.
Mas o Grande Irmão não pode deixar que as pessoas tenham o direito à informação: “Ignorância é força”. E a balança pende para o lado mais cômodo. Todos saem perdendo, menos Cica.
jssjuliano@yahoo.com.br - Americana - SP


Editado por Giulio Sanmartini   às   1/10/2007 01:06:00 AM      |