Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
A MISS BRASIL ?
Ralph J. Hofmann – 11/11/06

Qual a diferença entre um Concurso de Miss Brasil e a Presidência do Brasil?.

Se uma comissão de juizes escolhe certa beldade para ser Miss Brasil ela ganha um carro zero km., viagem para o certame mundial, um guarda-roupas cheio de roupas de grife, o serviço de cabeleireiras e maquiadoras, uma viagem à Disney World, teste para modelo, teste para atriz, e ainda, antigamente o Pelé dava uma olhadinha para ver se era loira e podia namorá-la. Certamente se for ano de copa lá estará nas arquibancadas vendendo creme facial ou xampu/condicionador.

Em troca viaja pelo mundo representando o certame, e eventualmente rompe com o namorado. Passa a fazer uma carreira de “Miss”, assim como escrevi, grifada, sublinhada e entre aspas.

Quando a comissão julgadora composta de 125 milhões de eleitores acaba de selecionar o Presidente da República o que ele ganha?


Na prática o uso de um avião a jato, vários aviões menores, helicópteros, uso de Rolls Royce aberto, Omegas australianos, longos almoços de lagosta, camarão e salmão, churrascadas feitas por assador importado trazido de avião, salsichas compradas no ABC paulista, uma granja para espairecer, uma praia da Marinha de Guerra para espairecer, tempo para espairecer, carreiras de empreendedores para os filhos e irmãos, e muitas coisas mais.

Em troca ele governa o país. Se souber como. Se não souber como chama seus amigos para governar o país. Ele por sua vez desfila pelos palcos do mundo, dando o contraponto à Miss Brasil em criar uma boa imagem para o país.

O problema é o seguinte. Se ele não sabe governar o país, não falo em fazer movimentações políticas, falo em governar um país, como um mestre de obras que se assegura que na segunda feira haverá madeiros e pregos para fazer a caixaria de um prédio, como saber se os seus amigos estão fazendo tudo direitinho.

Aí é que está. Admite-se que o Presidente faça um pouco de figuração de Miss Brasil. Mas a Miss Brasil é substituída todos os anos. O presidente não. Então suas declarações dos primeiros anos enganam a todos, nacional e internacionalmente. Chove dinheiro no país. Mas se a turma da churrascaria do Sítio Presidencial não souber fazer as coisas direitinho, o dinheiro de verdade, aquele convertido em obras e projetos, aquele que fica plantado qual uma refinaria na Bolívia e não pode ser removido, esse dinheiro não vem mais.

Se uma Miss ficasse quatro anos representando o país, no segundo ano já estaria passadinha para os critérios de hoje. Por isto temos uma Miss nova cada ano.

Vamos admitir que um presidente tenha um período de maturação maior. O Presidente da França fica 7 anos no poder. Mas se, qual o retrato de Dorian Gray começar a mostrar as rugas e verrugas no rosto, vai feder como carne de freezer depois de vinte e quatro horas de apagão.

Uma grande parte do país não usa óculos cor de rosa. Mas outra parte usa. Pelo andar da carruagem, entre Marco Aurélio Garcia, Zé Dirceu, Evo Morales e Hugo Chavez, dentro de poucos anos o povo descobrirá que está sendo governado por Freddy Kruger.


Editado por Ralph J. Hofmann   às   11/11/2006 12:05:00 AM      |