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A CULPA É DO GOVERNO E NÃO DAS COMPANHIAS
Por Adauto Medeiros, engenheiro civil e empresário.

Quando o nosso presidente teve como meta de governo a operação tapa-buraco, não teve muita repercussão no meio da sociedade, pois os maiores prejudicados foram (são) os caminhoneiros e a sociedade que paga os mais caros fretes do mundo, pela falta de investimentos. Aliás, ele inaugurou a “operação buraco”, porque a “operação tapa na cara”, ele já vinha fazendo desde o começo de sua gestão fomentando corrupção, mas escondendo a todo custo.
Acontece que a falta de segurança do vôo agora entra em choque com a classe alta e, logo, mais uma vez, o governo põe a culpa nos controladores de vôos (nunca é culpa do governo PT, sempre são dos outros), quando são os cortes nos investimentos na segurança de vôo por parte do governo que é o único responsável. Enquanto isso Lula passeando na Bahia como se não tivesse nada que ver com isso. Que presidente! Que presidente!
E de acordo com o senador Efrain Morais da Paraíba, em declaração no senado em 01/10/2006, o aeroporto de Brasília sofreu cortes de investimentos de 50,75%. Se isso ocorre no aeroporto de Brasília, na capital federal, imagine nas outras cidades.
No Nordeste todos os aeroportos sofreram cortes nos investimentos, mas quando tivemos dificuldade em pouso e decolagem, ai sim, deverá vir por parte do governo Lula, novos culpados. Se Lula não sabe de nada, não faz nada, cortou gastos de investimentos, o que ele está fazendo no Planalto?
No aeroporto de Brasília não só faltou investimento em materiais, como em treinamento de pessoal. É, de fato, parece que o dinheiro só dava para a campanha.
Por outro lado, a Infraero cobra tarifa de embarque ao passageiro, tarifa de pouso conforme o peso do avião pago pelo proprietário do avião que repassa ao usuário, tarifa de permanência, tarifa de uso de comunicação e dos auxílios de rádio e visuais em área terminal de tráfego aéreo, facilidade de comunicação e auxilio para aproximação de pouso e decolagens. Todo esse dinheiro, que teoricamente deveria ser usado para a melhoria da navegação aérea e das telecomunicações referidas no art. 2 do decreto lei número 1896 de 17 de setembro de 1983, não foram feitos. E ainda tem gente que quer por a culpa nas companhias de aviação. É bom saber que saída e chegada de um avião depende da Infraero, logo, do governo.
No entanto quando a sociedade reclama os bens situados na máquina pública diz-se que o povo precisa exigir mais dos governantes. Como, se em um ano de trabalho, 5 meses são para pagar impostos? Como poderemos saber, se até o dinheiro da segurança de vôos são contigenciados? Nesse país, governante não tem que prestar contas à sociedade. E Lula flanando.
É bom lembrar também que a Infraero não paga ISS, ICMS, Imposto de Renda, nem IPTU, tendo portanto um “lucro” de 100%. Na verdade trabalhar na Infraero é um sonho para os petistas. Tenho em mãos o relatório de 2001 que mostra que os empregados têm salários que vão de R$ 10.382,15, a maioria, e R$ 429,25 os menores. Hoje um professor de universidade com 35 anos de serviço e com PHD e mais 40 trabalho originais publicados no mundo inteiro não chega, hoje, a 8 mil reais. Não é uma empresa de “companheiros?”. E Lula flanando.
A sensação quando entramos em um aeroporto é que entramos num shopping center, pois tem desde pipocas a cachaça, sendo tudo pago pelo usuário e pelas companhias, com lucro liquido para Infraero. Para onde foram os milhões que teriam que ser investidos? Tem jeito? Ora, quando o jornalista americano disse que a culpa pelo acidente que vitimou 154 pessoas tinha sido da Infraero todos caíram em cima criticando-o. Ele é quem estava certo.
O Ministro de Estado da Defesa, José Viegas Filho em 2003 fez um oficio ao Conac (Conselho de Aviação Civil) solicitando fazer investimentos urgentes alegando que a situação dos aeroportos era muito grave e que em breve os mesmos entrariam em colapso. Foi só no que deu. E o Ministro da Defesa Valdir Pires ainda vem dizer de público que ninguém tinha lhe alertado, dizendo que não sabia de nada, que ninguém tinha lhe dito nada. Essa é a prática do governo Lula quando pego em suas irresponsabilidades: dizer que não sabia de nada, para não assumir culpas. Segundo o Jornal Nacional da Rede Globo, ficamos sabendo que só no ano passado, 96 milhões de passageiros foram vitimas do governo, mas que brada aos quatro cantos que esse é governo do povo. Imagine se não fosse?


Editado por Adriana   às   11/02/2006 11:00:00 PM      |