Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
SANGUE NA ARENA
Por Guilherme Fiuza em no mínimo
Nem Geraldo zen, nem Lulinha paz e amor. Finalmente, o pau comeu. Quando o debate da TV Bandeirantes começou, poderia haver alguma expectativa de cordialidade no ar, ou ao menos de um enfrentamento amistoso. Nada disso. De saída, voou um no pescoço do outro, com os dedos fincados nas piores feridas. E quem reclamar de baixaria estará sendo hipócrita. Em política, é no confronto agressivo – e só nele – que a verdade aparece.
A novidade foi a postura de Alckmin. O candidato com jeito de escoteiro desapareceu. Começou provocando Lula, acusando-o de fugir do debate no primeiro turno por medo de perder a eleição. E saiu logo perguntando de onde veio o dinheiro para a compra do dossiê Vedoin.
Lula nitidamente sentiu o golpe. Ao contrário do oponente, começou sua primeira fala sem cumprimentar a emissora, os telespectadores, ninguém. Estava nervoso e partiu diretamente para o confronto.
Possivelmente o presidente chegara ao debate com a estratégia da cordialidade, na linha suave que adotou depois dos gritos de que venceria no primeiro turno. O problema foi que o estilo seminarista de Alckmin, desta vez, ficou de fora dos estúdios.
Lula passou todo o primeiro bloco do debate na defesa. Adotou a linha – que manteria pelas duas horas seguintes – de dizer que a corrupção apareceu mais no seu governo porque se apurou mais também. Disse que o governo anterior jogava a sujeira para debaixo do tapete, e que aprendeu com a sua mãe a fazer faxina e sempre levantar o sofá.
O presidente citaria sua mãe mais um par de vezes, para evocar ditos populares do tipo “cada macaco no seu galho”. Era a tática da oratória humana, de fácil assimilação, que o consagrou como líder de massas. Mas nesta noite de domingo ela estava soando etérea demais para a concretude das estocadas do adversário.



Editado por Giulio Sanmartini   às   10/09/2006 01:05:00 AM      |