Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
MATO GROSSO, EXPORTANDO TRAÍRA
Pode até parecer um assunto é apenas estadual, mas não é. O comportamento do empresário reeleito de MT Blairo Maggi, de tão amoral ultrapassou as fronteiras do estado e afrontou um setor inteiro. Ontem, durante manifestação de apoio ao candidato Geraldo Alckmin, organizada pelos produtores rurais em Mato Grosso, sou que estava marcada uma visita de Blairo à cidade de Rio Verde – GO e que os produtores rurais estavam organizando uma recepção, digamos...digna do seu comportamento. Só não imaginei que eles seriam tão eficientes como foram. O comício em apoio a Lula e a Maguito Vilela (PMDB) foi cancelado. A cidade o esperava com faixas escritas “TRAÍRA” e outros adjetivos que bem combinam com suas atitudes.

Leia a matéria abaixo, do Jornal Diário da Manhã assinada por Lillian Bento.

COMÍCIO POR ÁGUA ABAIXO
Por Lillian Bento para o Diário da Manhã

O comício do governadoriável Maguito Vilela (Goiás Melhor para Todos) com a participação do governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (sem partido), marcado para ontem em Rio Verde, no Sudoeste Goiano, foi por água abaixo. A coordenação da campanha do peemedebista decidiu cancelar o evento depois que produtores rurais da região protestaram contra a presença de Blairo. Os manifestantes seguravam faixas com dizeres de repúdio ao apoio declarado pelo mato-grossense ao presidente Lula. Na confusão, um fazendeiro de Jataí foi detido por policiais militares.
A hostilidade dos produtores rurais afastou os visitantes que se reuniram em hotel da cidade, onde Blairo discursou para os presentes. De acordo com coordenadores da campanha peemedebista, o motivo do cancelamento do comício, que iria ocorrer em estrutura montada no Centro da cidade, foi a chuva forte que caía. Maggi é considerado o maior produtor individual de soja do mundo e foi o líder do tratoraço, realizado em abril deste ano, contra a política econômica do governo Lula.
"Consideramos oportunismo esta adesão dele (Blairo). Se queria apoiar Lula, porque não o fez no primeiro turno? Porque sabia que perderia as eleições. Ninguém do setor produtivo apóia a corrupção do PT", disse o vice-prefeito de Rio Verde, Leonardo Veloso (PP), um dos líderes da manifestação e apoiador da reeleição do governador Alcides Rodrigues (Coligação do Tempo Novo). De acordo com o pepista, Blairo era um dos maiores críticos da política do governo federal para o setor. "Alguém que é do setor produtivo e declara apoio a Lula só pode ser por interesse financeiro", alfinetou.
De acordo com a coordenação da campanha de Maguito, antes de pousar na cidade, Blairo teria recebido telefonemas "avisando" que se visitasse Rio Verde seria hostilizado. Em decorrência das ameaças, o PMDB recorreu à Justiça Eleitoral local, que intimou o prefeito Paulo Roberto Cunha (PP) e determinou que "nada" fosse feito para boicotar o comício pró-Lula e Maguito. "Palhaçada, isso que o PMDB fez. Ninguém aqui vai cercear acontecimento político de adversário não. Eles estão desorientados, até porque, se perguntar aqui em Rio Verde quem é Blairo Maggi, duas pessoas vão saber", afirmou Paulo Roberto.
De acordo com o vice-prefeito, cerca de 60 produtores rurais, acompanhados por familiares, estiveram no aeroporto com faixas de protesto. A população da cidade não aderiu ao protesto, "devido à chuva", argumenta Veloso. Em meio à confusão, o produtor rural Maximiliano Kurtz Pinto, 37, foi detido de posse de camiseta do tratoraço e DVD que mostrava Maggi em protesto contra Lula. "Queria entregar o material para ele, que é um dos maiores plantadores de grãos do País e, na minha opinião, se vendeu. Furou nossos olhos para apoiar essa corrupção que é o governo Lula." Max, como é conhecido, foi liberado depois de prestar esclarecimentos na delegacia da cidade.
O presidente da Agência Rural de Goiás, José Mário Schreiner, disse que irá organizar na próxima quarta-feira, dia 25, uma manifestação pró-Alckmin na cidade com a participação de representantes do setor rural, indústria e comércio. "Hoje (ontem) houve uma movimentação dos produtores de Mato Grosso a favor do Alckmin. Se ele não consegue nem puxar os produtores do Estado dele, o que vem fazer aqui?" Maguito Vilela e Blairo Maggi foram embora da cidade por volta das 21h30, após uma hora e meia de permanência.


Editado por Adriana   às   10/21/2006 06:26:00 PM      |