Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
SÓ SOBROU ELE ???
Por Plínio Zabeu
Muito interessante a evolução do partido que nos governa atualmente. Durante 25 anos pregou ética e honestidade, promessas de engrandecimento do país, denunciou, até caluniou, e finalmente chegou a vez de mostrar a que veio.
Quem não conhecia de perto as finalidades e os programas da agremiação até que poderia confiar. Quem sabia bem dos princípios que os norteavam, tremia em pensar nos resultados. Esse medo contaminou todo o mundo que conosco tinha relações comerciais. E por isso, o dólar disparou, chegando perto de 4 reais. O risco Brasil também extrapolou.
Felizmente o drama previsto não se concretizou. Lula preferiu manter a situação favorável e não criar absolutamente nada que pudesse nos garantir no futuro. Não lhe contaram sobre um período igualmente favorável no mundo que foi o de 1969 a 1973, quando explodiu a questão do petróleo. Bons tempos aqueles! Crescíamos até 8% ao ano! Depois disso o país parou de crescer ou cresceu menos que o necessário. Foi um período ruim para a economia. Reerguemo-nos com o fim da inflação e plano Real.
2003 repetiu 1969. E então todos os países bem governados cresceram bastante, enquanto nós...
Bem. Nós tínhamos como governante alguém disposto a se manter indefinidamente no poder. Por isso não inovou para acompanhar o crescimento mundial. Já sabemos todos, ou deveríamos saber, que só o Haiti cresceu menos que nós.
Mas o projeto principal foi levado adiante. Hoje milhões de eleitores ganham um salário mínimo por mês, sem trabalhar. O valor cobre uma cesta básica, mais alguns trocados para Mega Sena, para uma cachacinha – afinal ninguém é de ferro – etc., tudo isso em troca de um voto.Viva a reeleição! Ai se perderem a esmola!
Do lado de cima da pirâmide, estão os poderosos. Capitaneados pelos Bancos, nunca ganharam tanto dinheiro como nestes últimos 4 anos.
E a ética? Ora, a ética... Começou com WD e nunca mais parou. Proteção daqui e dali, churrasqueiro que fatura milhões por ano, Ministros que “solicitam” demissão ( concedida com dor na alma pelo presidente), dinheiro que ora vem em cuecas, ora em aviões, ora sai de não sabemos de onde. Como a pressão não pode ser ignorada, o presidente vai pedindo que se afastem. Até o ministro torturador de velhinhos, tão caro ao chefe, acabou por cair.
Mas, nem tudo está perdido. Afinal estamos muito conhecidos. Fazemos parte do G.4. Os que mais aquecem o mundo. Estados Unidos, China e Índia, com suas indústrias. Nossa parte é apenas queimar a Amazônia...


Editado por Giulio Sanmartini   às   9/22/2006 01:10:00 AM      |