Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
O FRANGO DA ELEIÇÃO
Por Adriana Vandoni

Ainda não passavam das sete da manhã quando a campainha tocou. Não fazia a mínima idéia de quem poderia ser àquela hora. Teria acontecido alguma coisa? Engraçado, porque sempre pensamos em algo ruim?
Abri a porta e lá estavam o Claudiomir e Valdemira Sebastiana ou Stefany, como é conhecida por todos, menos por nós lá de casa que a conhecemos desde antes de resolver se tornar Stefany. Nós a chamamos de Val. Não me perguntem o porquê do apelido de Valdemira Sebastiana ser Stefany.
Val trabalhou na minha casa muitos anos atrás, me ajudou quando as crianças eram pequenas. Muito esforçada e interessada em melhorar de vida, com estímulo ela fez muitos cursos técnicos. Hoje está bem, casou-se e trabalha em casa, faz frango desossado e recheado, tem muitos clientes. Mas está passando um certo aperto desde que seu marido perdeu o emprego.
Ainda meio assustada perguntei se havia acontecido alguma coisa.
- Não, é que eu quero conversar com você e vim cedo, para não correr o risco de não te pegar em casa. Disse Val que nem dá chance do marido abrir a boca, ela fala pelos dois.
Entramos e fomos para a cozinha, passamos um café e lá sentamos.
- Mas me diga Val, o que aconteceu? O que você quer tanto conversar comigo?
- Você sabe que o Craudiomir está desempregado, né?
- Sei Val. Então, estou até tentando arrumar trabalho pra ele. Está difícil porque ele é um excelente tratorista, mas nunca trabalhou na cidade, sempre na lavoura. É a crise, não é? Fica difícil até para vocês que são tão esforçados.
- Pois é, estou até conseguindo manter a casa, mas cada dia fica mais difícil. Acontece que eu quero pedir um favor pra você.
- Claro Val, diga lá.
- É que eu estou tentando falar com o Bleir!, e não estou conseguindo.
Bler é governador do estado de Greenville e candidato a reeleição. Engraçado é que por eu escrever em um jornal, as pessoas acham que tenho acesso a todos os políticos.
- Mas Val, você está tentando falar com o Bleir? Pra quê?
- Como eu não estou conseguindo falar com ele, pensei se você não poderia me arrumar um encontro com ele ou com o Ênter (concorrente do Bleir nas eleições).
- Mas Val, minha filha, o que você quer falar com o Bleir ou com o Ênter? Quer fazer o favor de me dizer?
- É que eu soube que o Bleir está dando tudo que pedem.
- Não acredito Val! Isso é proibido, mas ...
- É nada! Tô dizendo que tudo que pedem, ele dá. Mas eu não consigo falar com o diabo do homi, daí eu pensei: se um tá dando, o outro também vai dar. Pode ser com qualquer um. Vim aqui pra ver se você me leva pra falar com um dos dois pra ver se me dão “uns frango”.
- Frangos, Val?
Disse eu já irritada. Mas a minha vontade era pular no pescoço dela. E a vontade de dizer que eles iam dar outra coisa a ela, que se ela esperasse crescer viraria frango? Respirei fundo e me controlei.
- Olha Val, desta vez você não conta comigo. Isso é errado, além do mais, eu não vou pagar o mico de te levar para conversar com eles. Mas de jeito algum! Ainda mais para você pedir uns frangos! Val, isso é ridículo! Por acaso se um der, você vai votar nele?
- Craro!
- Mulher, você não tem vergonha?, vai votar em um candidato que te der um frango e daí?, ele vai passar quatro anos te dando frango?
- Não, craro que não. Mas se resolver meu problema agora, já tá bom. Os deputados não trocam voto por mensalão? É muito mais que uns frango, e eles já me ajudariam agora.
Disso a corninha sabe, mas do valor do voto não sabe. Céus, onde ela estava durante as campanhas de conscientização da importância do voto? Eu vi as campanhas, porque ela não viu?
Ah entendi, as campanhas não foram para os guetos de Greenville, foi só pra formador de opinião.
Bem, enquanto as coisas continuarem acontecendo dessa forma, haverá sempre uma imensidão de Vals trocando seu voto por frangos.


Editado por Adriana   às   9/30/2006 03:59:00 PM      |