Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
ABUSO DO DIREITO DE ERRAR
Por Adelson Elias Vasconcellos
É lamentável que ainda tenham pessoas que preferem fechar os olhos para a realidade. Pessoas que deveriam ser as primeiras a se indignar diante das premeditadas destruições das nossas instituições mais democráticas, que deveriam zelar pelos valores humanos mais primários, preferem se ausentar do debate e da indignação para baterem palmas para o atraso. Não se está diante de um fato isolado. O Governo Lula tem sido pródigo no roubar e deixar roubar.
Só que o Lula já está passando dos limites com sua imoralidade, com uso indecente de sua caneta para comprar sua reeleição nas urnas.
Com dados comprovados pelo SIAFI, a revista ISTO É demonstra que o PT já distribuiu mais de 600,0 milhões para pouco mais de 500 entidades em todo país, como sindicatos, ONGS, MST e congêneres, entidades sociais de todo gênero. E o que ali não faltam são vigarices de todo o tipo conforme atestam os relatórios e auditorias do Tribunal de Contas. E mesmo que o TCU identifique os atos irregulares praticados pelas entidades "beneficiadas", a liberação de recursos permanece intocada. Porém, não interessa ao Governo Lula fiscalizar para impedir que se assaltem vergonhosamente os cofres públicos, desde que isto lhe renda os frutos da reeleição.
Com tal procedimento, Lula compra a voz e a consciência dos muitos canais da sociedade por onde poderíamos levantar nossos protestos contra seu governo.
Mas o cara não está satisfeito. Depois de vetar o aumento para os aposentados, veio com a cantilena de antecipar o 13° para setembro! Antes já havia, mesmo sob a crítica do ministro Marco Aurélio do TSE, promovido aumentos em larga escala em plena campanha para o funcionalismo público.
Agora, se sabe que o Bolsa Família no mês de julho teve um aumento descomunal, em relação a junho, de 60% em liberação de recursos, saltando de 597,7 milhões para 952,0 milhões, no total. E adivinhem onde houve maior elevação de recursos ? No Nordeste, saltando de 245,8 milhões para 473,8 milhões, o que representa um acréscimo de 93,o% !!! E em plena campanha eleitoral!!!
E cúmulo dos cúmulos, através da medida provisória 316, do presidente Lula, pode piorar a situação da Previdência. Destinada a inverter o ônus da prova da doença laboral, a MP presume a incapacidade do trabalhador, dispensando-o de perícia médica. A Associação de Médicos Peritos teme uma farra de benefícios irregulares. Eleitoreira, a medida foi adotada sob medida para alguns sindicatos.
E junte-se a isto tudo os 191 escândalos patrocinados ao longo de 44 meses de mandato, nos quais Lula ficou privado de auxiliares e ministros de sua inteira confiança, além da derrubada de toda a cúpula de seu partido, por envolvimento direto em atos de corrupção ativa e passiva. E dentre todos os escândalos, sem dúvida, a do mensalão é o maior pois deixou claro a teia de armações para prática de desvios de dinheiro público para abastecer as arcas do partido, de forma criminal.
Não sou advogado, nem tampouco especialista em legislação eleitoral. Mas com o que se descreve acima, não seria possível impugnar a candidatura de Lula por abuso do poder econômico? Em quantos outros crimes eleitorais Lula poderia ser enquadrado?
Apenas para lembrar: logo após os aumentos do funcionalismo público, o TSE disse que a medida feria a legislação eleitoral, mas que o TSE só poderia agir mediante denúncia. Alguém fez a denúncia?
E a “farra” não se esgota e se restringe apenas aos eventos citados. A Folha de São Paulo noticia que o Programa Universidade para Todos, uma das bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha à reeleição, oferece bolsas de estudo a alunos carentes em 237 cursos de ensino superior que tiveram os piores conceitos em avaliação nos últimos dois anos. Eles representam 48% dos 492 cursos de instituições privadas com as notas mais baixas -1 e 2- no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2004 e 2005. Também foram os que menos agregaram conhecimento aos alunos nos anos da graduação -índice chamado de IDD. E o que é pior: os cursos com baixo rendimento só poderão ser fechados se tiverem três desempenhos insatisfatórios no Sinaes, sistema de avaliação do ensino superior do qual o Enade faz parte e que conta também com visita de comissões às universidades. A primeira "rodada" do Sinaes se completa só no ano que vem, quando as avaliações de cursos e instituições ficam prontas. Enquanto isso, as instituições vão usufruir de isenção de tributos fiscais, que é a contrapartida pela concessão de bolsas.
E num segundo mandato Lula tentará, agora pela terceira vez, colocar sob censura e tutela, a imprensa livre. Está em seu programa de governo, “criação de uma Lei Geral de Comunicação Eletrônica, para estabelecer "equilíbrio e proporção" na radiodifusão pública e privada, criação de conselhos populares que participariam do processo de renovação e outorga de concessões de rádio e TV, criação da Secretaria de Democratização da Comunicação, diretamente subordinada à Presidência”, além de, novamente, correr solto um projeto de cerceamento às atividades dos profissionais de comunicação.
Já demonstramos em artigos anteriores, o uso vergonhoso do BNDES, o desmonte do Ministério da Saúde e a destruição de mais de 1/3 do PIB brasileiro representado pela agropecuária.
Será que ninguém tem peito para enfrentar este pústula? Porque, convenhamos, Lula está além do simples direito de errar. O propósito de atender seu projeto de poder está ferindo sistematicamente o Estado de Direito. O abuso do poder econômico no uso intensivo da caneta que libera verbas e assina medidas provisórias, está pondo de lado os princípios mais elementares a que qualquer governante de um país democrático a está sujeito: a decência, a ética, o respeito às leis, e a moralidade no trato dos bens e patrimônios públicos, além de ferir de morte a dignidade que deveria estar encravada e consolidada no seio de uma nação que se pretenda civilizada.
Não tenho ligações com partidos políticos. O que me interessa como brasileiro é com quem poderemos contar para melhorar as condições de vida do País. E após 44 meses, por certo que este nome não é Lula. Este cidadão além de despreparado, já não reúne nenhuma condição moral para permanecer em seu posto além deste mandato que se esgota em dezembro.
O que se lamenta, e muito, é que as verdades que criminosamente estão sendo escondidas e sonegadas do povo brasileiro, e que podem culminar com sua reeleição, é um ato de acumpliciamento vergonhoso para que se pratique o maior estelionato eleitoral de que se tem notícia no mundo moderno. Como também Lula não o direito de dividir a nação em duas partes: os que lhe dizem "amém" fechando de forma nojenta os olhos para os seus crimes. E, de outro lado, os que lhe criticam e a quem ele, de forma ignorante e mal intencionada, achincalha como sendo elite. Tanto eu quanto os demais críticos somos brasileiros por inteiro, pobres, ricos, estudantes, profissionais liberais, aposentados, agro-pecuaristas, empresários seja de porte forem, velhos e jovens, mas não nos calaremos diante da ameaça que Lula representa, nem tampouco aos crimes de diferentes cores que têm praticado. Quando o povo brasileiro acordar, que espero não seja tarde mais, ele cobrará de cada um dos mentirosos, dos cúmplices, dos protegidos o seu silêncio e sua conivência. Repito: Lula não nem condições morais, muito menos éticas e qualificação necessária para permanecer na Presidência da República.
Pode até ganhar, mas isto não limpará sua ficha criminal, nem apagará sua imoralidade, sua falsidade e sua indecência. Resta saber se acordaremos antes ou depois do pesadelo.



Editado por Giulio Sanmartini   às   8/29/2006 01:16:00 AM      |