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ESTÁ FALTANDO DIZER
Por Giulio Sanmartini

Há 35 anos, desabava o vão principal do Elevado Paulo de Frontin que estava em fase final de obras. Caiu sobre os veículos que passavam em baixo e deixou um número considerável de mortos, pois também ônibus foi atingido.
A culpa foi da empreiteira, condenando-se um idoso engenheiro como o responsável, que em pouco tempo morreu de desgosto.
Agora houve o acidente no metrô de São Paulo, o número de vidas perdidas, mesmo sendo dramático, felizmente não corresponde ao tamanho do buraco que ficou.
O governo culpa a empreiteira e esta culpa a chuva, o jornalista Gilberto Dimenstein da Folha de São Paulo, sugere ironicamente que se mande prender a chuva.
Claro que em ambos os incidentes e outros do gênero que possam ter acontecido, as empreiteiras tem uma grande dose de culpa, mas não a total.
Nas obras públicas, as licitações fazem constar as especificações exigidas, isto é a qualidade de material que deve ser usado.
O obra segue sob fiscalização de um engenheiro do Estado, que tem que verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas e o cronograma está sendo obedecido. Para que a empreiteira receba suas faturas, estas tem que ter a aprovação do tal engenheiro.
Todavia, no item qualidade, usa-se que se chama na gíria do mister, o coeficiente de “cagaço”. Isto é, especificação alguns pontos percentuais.acima do ideal. Esse ponto cria o corruptor e o corrupto. A empreiteira esquece o tal coeficiente e o engenheiro aceita o fato em troca de uma propina e dá sua aprovação, essa ilegalidade as vezes é usada com desmesurado abuso e assim acontecem acidentes.
Não estou querendo dizer que esse fato tenha acontecido no desastre do metrô paulistano, mas não lembro em casos análogos de ter ouvido alguém levantar essa hipótese. Por que será?
Sob o título “O apagão das empreiteiras” Elio Gaspari escreve sobre o assunto.

Leia a matéria em O Povo (Fortaleza)


Editado por Giulio Sanmartini   às   1/17/2007 05:42:00 PM      |