Do Nova Corja
Quando a Receita Federal decidiu ampliar seus serviços na internet, adivinhe qual empresa chamou garantir os certificados digitais. Isso mesmo: a Serpro de Eduardo Azeredo (PSDB/ MG). Desde 2001, com a criação da Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), a empresa passou a emitir certificados para órgãos da Administração Pública Federal. O negócio foi tão lucrativo que a empresa apostou no novo negócio e começou a oferecer a certificação como um produto para seus clientes.
Uma das dificuldades enfrentadas é que ainda não existiam muitas aplicações que utilizassem a certificação. “A certificação digital não cresce sozinha, ela precisa das aplicações para se desenvolver e atender a demanda de seus clientes”, explicou Wagner Araújo – do Serpro.
“A compra de certificados digitais não estaria limitada aos governos e grandes empresas”, explanou. “Os certificados e-CPF, e-CNPJ e o e-servidor estão à disposição de todos os cidadãos. Com essa identificação e assinatura digital, o usuário terá segurança no envio de documentos e mensagens eletrônicas”, prossegue o texto.
A matéria foi escrita em 2003, depois da 3ª Conferência Internacional de Governo Eletrônico e Estratégias aplicadas para melhoria da Gestão Pública, realizada em Brasília, no final de maio daquele ano. Para completar, o Serpro, em parceria com as empresas Rainbow e Scorpus, ofereceu certificados digitais para os participantes do evento. “Foi a oportunidade para o público conhecer o certificado e saber para que ele serve”, explicou José Henrique Santos Portugal, ex-diretor da empresa.
Depois dessa, fica mesmo difícil entender por que o senador concordou com o engavetamento do projeto que obriga a identificação dos usuários da internet antes de iniciarem qualquer operação.
Editado por Anônimo às 11/09/2006 10:00:00 PM |
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