Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
Irmão de Lula fez lobby no Planalto para portugueses

Do Estadão

As negociações com o Planalto e a Petrobrás por parte do empresário português Emídio Mendes, do Riviera Group, para tentar montar em São Sebastião uma base de exportação de álcool combustível para a Europa, foram intermediadas pelo lobista Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Emídio Mendes queria que a Petrobrás escolhesse a cidade como base estratégica do pólo de álcool e gás do litoral norte.

As negociações foram reveladas pela revista Veja, em outubro de 2005. Nota da Petrobrás confirmou e apresentou detalhes da participação de Vavá nas negociações. A estatal admitiu ter 'esboçado um Memorando de Entendimento' com a Nacionalgás, do grupo Riviera.

A Petrobrás admitiu que fora procurada por Emídio Mendes em julho de 2005, 'propondo parceria na área de importação e distribuição de álcool combustível brasileiro nos mercados português e europeu'. A estatal disse que o empresário propôs que a recepção e desembarque fossem feitos em 'um terminal de granéis líquidos' que a Nacionalgás 'pretendia construir em Sines', ao sul de Lisboa.

Abertas as negociações, a Petrobrás revela que todos os passos seguintes foram dados com intermediação do 'senhor Genival'. O empresário foi à sede da estatal, no centro do Rio, acompanhado de Vavá e 'de uma mulher' - a lobista Cristina Caçapava, que se apresentava como 'assessora' do irmão de Lula.

É certo, conforme foram obrigados a revelar a Petrobrás e o governo, que Emídio Mendes aprofundou as negociações após ser recebido no Palácio do Planalto pelo assessor especial de Lula, César Alvarez, e, em segunda audiência, pelo secretário particular da Presidência, Gilberto Carvalho. Vavá esteve em ambas. Após duas semanas, a Petrobrás desistiu da negociação com a Nacionalgás, que admitiu ter pago as passagens de Vavá a Brasília.


Editado por Anônimo   às   10/26/2006 08:25:00 AM      |