Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
Confissão
Carta publicada na FSP

Mercadante

A respeito da nota "Túnel do tempo" ("Painel", Brasil, pág. A4, 11/10), para a qual não fui ouvido, informo que participei da fundação da CUT como presidente da Associação de Professores da PUC-SP e como vice-presidente da Andes, portanto, por delegação de minha categoria. Quanto à disputa eleitoral, em 1990, foi Lula o mentor de minha candidatura a deputado federal. Ao decidir não disputar novo mandato, Lula pediu-me que abdicasse de um período de estudos de dois anos na Itália e concorresse à Câmara dos Deputados. Oswaldo Bargas, à época, era secretário-geral da CUT-SP e participou de minha campanha.
Em 2002, quando concorri ao Senado, as coordenações das campanhas majoritárias no Estado foram unificadas. Bargas não integrava a coordenação, mas participou ativamente dela, bem como de todas as campanhas do PT desde 1982.
Neste ano, por ocasião do depoimento de Luiz Antonio Vedoin no Conselho de Ética do Senado, Bargas, acompanhado de Expedito Antônio Veloso, que eu não conhecia, procurou a mim e à senadora Ideli Salvatti em meu gabinete em Brasília. Ele sugeriu que o PT utilizasse a audiência para vincular José Serra, Barjas Negri e Abel Pereira
ao "esquema sanguessuga".
Eu não aceitei e pedi aos senadores da bancada que não utilizassem o Conselho para uso eleitoral, no que fui atendido. Por último, destaco que Bargas é importante historiador do movimento sindical do ABC paulista e da CUT. Como profissional competente, ele sabe que, apesar de sua participação nesse lamentável episódio do dossiê, o qual eu jamais apoiaria ou me associaria, sua contribuição para a construção do PT e, em especial, da CUT, jamais será apagada.

Aloizio Mercadante, senador pelo PT-SP (Brasília, DF)

*******************************
Resposta da jornalista Renata Lo Prete, editora do "Painel" - É digno de nota que o missivista revele ter sido procurado por dois dos homens do dossiê, antes da eclosão do escândalo, para que utilizasse o depoimento de Luiz Antonio Vedoin no Conselho de Ética do Senado de forma a "vincular José Serra ao esquema sanguessuga".


Editado por Adriana   às   10/13/2006 08:34:00 PM      |