Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
POR QUE DEMOROU TANTO?
Por Giulio Sanmartini
Acontecem algumas coisas que me deixam cismado, vejamos: na quinta feira 14 às 21:12 h (aqui em Belluno, 2:12 da manhã dia 15) estava indo dormir e dei uma última passada em alguns blogs; no do Noblat havia uma nota informando que o empresário Luiz Antonio Vendoin, o da Máfia das Sanguessugas, havia declarado ter pago propina a José Serra quando ministro da Saúde e a seu secretário Barjas Néri. Serra é candidato ao governo de São Paulo com grandes chances de ser eleito logo no primeiro turno.
Nesse mesmo dia (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Jornal da Band, havia feito elogios rasgados e defesas apaixonadas aos seus “companheiros” caídos em desgraça com o mensalão: José Dirceu, José Genoino e Duda Mendonça, não esquecendo de defender Antonio Palocci, acusado por outros crimes.
A revista Istoé, saiu com um dia de antecedência, e sua capa pôde ser usada no horário eleitoral gratuito pelo também candidato ao governo Orestes Quércia (de triste memória) para acusar seu concorrente.
Mas a farsa foi tão grosseira e primaria, que no dia seguinte logo se soube da prisão (por parte de Polícia Federal) de Vendoin acusado de montar um esquema de chantagem eleitoral contra Serra.
Mesmo tendo o ministro Jorge Hage (Controladoria Geral da União) afirmado categoricamente que existiam os documentos incriminando José Serra, nada apareceu e assim , começaram a rolar cabeças de “companheiros” com quem o presidente tem relações de intimidade: Ricardo Berzoini, Freud Godoy, Gedimar Passos e Jorge Lorenzetti.
Mas uma coisa me intrigava, os dias iam passando e nenhum jornal ou jornalista faziam uma analogia ao dossiê Cayman. Eu a fiz num artigo do dia 18 em A&P.
Hoje finalmente, o Estadão fala sobre o pastor Caio Fabio e o tal dossiê falso que incriminaria em ano eleitoral Fernando Henrique Cardoso, Mario Covas, José Serra e Sergio Mota. Caio deu algumas declarações ao Estadão acusando o PT de tê-lo pressionado a levar o dossiê avante.
Continuo não entendendo por que a grande imprensa demorou tanto a fazer essa analogia?
(abaixo está publicado o artigo "Caio Fabio diz que foi pressionado etc...por Ricardo Muniz em OESP)


Editado por Giulio Sanmartini   às   9/22/2006 04:40:00 PM      |