Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
UMA EX-IGUARIA
Por Fabio Grecchi na Tribuna da Imprensa
Pizza é uma guloseima boba de se fazer e graças justamente a isto, compete em matéria de preferência popular com os sanduíches das redes de "junky food". Essa facilidade desmoralizou a pizza, que há pouco mais de uma década era festejada nos restaurantes de comida italiana como uma iguaria em torno da qual se reunia a família.
A desmoralização da pizza credencia qualquer a se arriscar a
apronta-la. Acham que com a massa aberta como pão sírio, um pouco de molho de tomate, queijo mussarela e uns badulaques em cima se tem uma pizza. Pode até ficar bom, mas não é pizza. Pizza que se preza tem alguma ciência.
Como já teve a corrupção. Antes era um negócio da alta, da cúpula, que envolvia gente bem relacionada. Hoje qualquer buzunta se corrompe: levam a sério o ditado popular "A oportunidade faz o ladrão". Ou seja, deu a brecha, fatura-se algum. Como não se instaurou a moralidade, todos se locupletaram.
Isto leva a outra facilidade: a de se safar. Vejam que já se fala que os 67 deputados envolvidos com a máfia dos sanguessugas estariam preparando o caminho para a absolvição. A união sinistra com os mensaleiros os permitirá manter seus mandatos e, como rezam muito à noite antes de dormir, conseguir mais quatro anos. Conversando ontem com o deputado Raul Jungmann (PPS-PE), vice presidente da CPI dos Sanguessugas, pairava no ar a suspeita de que enquanto não for votada a emenda propondo o fim voto secreto em sessões de cassação de mandato, o corporativismo falará mais alto.
Porém, antes de tratar do projeto é preciso destrancar a pauta. E para isso nada menos que 20 medidas provisórias têm que ser votadas. Com a corrida eleitoral esquentando, alguém aí acredita que os deputados vão fazer esforço concentrado para limpar a pauta? E não é só isso: digamos que consigam e que votem - e aprovem - a proposta do voto em aberto. Como no Conselho de Ética os processos estão iniciados, virá uma enxurrada de ações judiciais, todas alegando que as regras foram mudadas com o jogo rolando.
Isto representa cheiro de pizza no ar. Pobre pizza: primeiro, desvalorizada pelos maus cozinheiros, e, agora, pelos vermes políticos.


Editado por Giulio Sanmartini   às   8/23/2006 04:19:00 AM      |