A Comissão do Trabalho, Administração do Serviço Público (CTASP) e a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), realizaram nesta quarta-feira, 12/07, audiência pública para discutir as demissões da montadora Volkswagen. A montadora programa uma reestruturação que inclui demissões de milhares de trabalhadores. No mês de maio, a montadora anunciou o seu plano para reduzir custos de produção. Inicialmente a Volkswagen pretende reduzir em 30% o custo em mão de obra. Essa redução significaria cerca de 6 mil trabalhadores desempregados. A diretora de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, Elizabeth de Carvalhes, presente à reunião, alegou que o valor dos impostos cobrados no Brasil é um dos pontos que está fazendo com que a multinacional feche uma de suas cinco fábricas no país. Ela exemplificou a carga tributária do país, tendo como base um carro popular produzido pela Volkswagen. Segundo a diretora da montadora, 30% de um carro é de impostos. Elizabeth, no entanto, ressaltou que a montadora está disposta a negociar o plano de reestruturação da empresa, desde que o governo, repense suas taxas de juros e sua carga tributária.
GM A General Motors do Brasil está em situação semelhante. Segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), Vivaldo Moreira, lembrou que a montadora quer demitir 960 funcionários em São Paulo. A montadora alega que vai contratar 900 funcionários em Gravataí (RS). "Não somos contra empregos no Sul; só não queremos a demissão em São José", argumentou o representante dos empregados da GM.
Negociação O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Mário Barbosa, cobrou responsabilidade social da montadora. Barbosa colocou o ministério à disposição da Volkswagen para evitar as demissões. A preocupação com as demissões é pertinente. Para a deputada Dra Clair (PT/PR), o problema é ainda maior. Ela faz referência às famílias dos empregados que correm o risco de perder seus empregos. Para a deputada, a desestruturação familiar é outro ponto que se deve ter atenção.
Editado por Cassio às 7/16/2006 06:40:00 PM |
|