Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
E O ORÇAMENTO ?

Ralph J. Hofmann – 27/01/07

Felizmente não vejo ninguém muito convicto das qualidades revigoradoras do PAC. Não muito subtilmente, o Grande Timoneiro está com cara de vendedor de óleo de cobra. Aliás, sempre foi vendedor de óleo de cobra.

Óleo de cobra serve para tudo, raquitismo, arca caída, joanete, falta de vigor sexual, extração de corno.

Inclusive não exige cobra nem óleo para fazê-lo. Iodo, álcool, água, chá preto, suco de zimbro e um pouco de auto confiança do vendedor resolvem. Uma grarrafinha que caiba no bolso e um belo rótulo também ajudam.

Então o governo vai dispor de uns 300 bi de dinheiro (do governo) para fazer o PAC? Vai prestar contas como. E vai provar que não está aumentando os impostos como? E como vamos saber que a execução das obras está sendo feita corretamente? Olha, nessa altura melhor deixar como está e fiscalizar o bom e velho orçamento da nação.

Ante o desempenho dos órgão de fiscalização até a data acho que estão nos vendendo o Viaduto do Chá. Ou um bondinho de Santa Teresa no Rio. O problema é o seguinte. Eu não compraria nem o óleo de cobra, nem o Viaduto do Chá, nem o bondinho de Santa Teresa. Nenhum amigo meu compraria. Nenhum dos mineiros do interior que eu conheço compraria!

Mas até o momento, sempre que surgiu uma dessas maravilhas o congresso tem comprado. Será que os últimos caipiras do Brasil acabam todos no congresso? Mais precisamente, os últimos caipiras que compram bonde. Pois os caipiras que eu conheço operam o trator orientando os sulcos por GPM, analisam leite com espectrômetro de massa ou similar e controlam o peso do frango por computador.

O que mais me deixa entristecido é que esses 300 e picos Bi serão gastos, mas o orçamento de verdade, aquele que precisa ser executado para evitar apagão, aftosa, falta de merenda escolar, falta de remédio, falta de filme radiográfico e salário de médico enfermeira e operador de radar, claro, esse orçamento, o da nação vai acabar sendo contingenciado. E Deus nos livre do Lula precisar de um helicóptero novo, ou a Gamecorp precisar aumentar o capital para que nossos jovens tenham acesso a dicas de jogos novos.

Vou sugerir a heresia máxima. Só vendendo mais umas estatais dá para enfrentar parte dessa PAC, e, talvez, o orçamento. Podemos até dar a Dilma Roussef de prêmio a quem comprara mais estatais.


Editado por Ralph J. Hofmann   às   1/26/2007 11:49:00 PM      |