Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
QUANTO VALE A LEBRE OU O GATO
Por Ralph J. Hofmann

Quanto valem os indivíduos que recebem estes imensos salários, essas imensas pensões dessa República Federativa.
O que valem realmente os currículos dos juizes da Suprema Corte? São autores de trabalhos doutos? Realmente entendem de direito constitucional? Ou sabem tanto quanto qualquer advogado bem ensinado? Ou valem menos do que o mesmo? Francamente um Juiz da Suprema Corte não precisa entender de pegadas, digitais ou fraudes. Deve entender de coisas mais sublimes. Uma criança sem cérebro deve vir a termo, independente do fato de que não vai sobreviver. O DNA deve ser aceito como evidência de estupro?
Segundo entendo um dos auto denominados grandes peritos em Direito Constitucional, eleito Deputado Constituinte isolou-se por algumas semanas com todo o material sobre constituições que encontrou. Estudou e tal qual um médico que freqüenta um seminário de oncologia e depois alega ser oncologista, apresentou-se como grande autoridade sobre a matéria. Não tinha sequer um certificado de freqüência a um seminário da matéria para comprovar essa condição. Diga-se de passagem enfiou tristes lebres na atual constituição.
Aldo Rebelo e outros. Quanto realmente ganhariam se não fossem deputados. O salário que pretendem mais outros benefícios passa dos US$ 800.000,00 ao ano Caracas! Por favor, verifiquem o deputado que vive mais próximo à sua casa. Perguntem aos que o conhecem de onde veio e o que já fez na vida. Será que ele merece este salário pelos seu atributos próprios? Lembrem-se. Cada deputado federal ganharia isto. Cada deputado estadual ganharia uns 70% disto.
Digamos que um diretor Petrobrás ganhasse isto. Tudo bem, não está longe da realidade salarial de diretores de empresas realmente grandes e rentáveis. Mas será que os diretores colocados à cabeça dessas empresas passariam pela rotina de avaliação para ocupar este emprego? Preencheriam as necessidades de uma descrição de cargo? Parece-me que não. Ao ouvir o presidente da Petrobrás lepidamente anunciar que já que todo o mal já foi feito ao Brasil na Bolívia agora, conhecendo a regra do jogo podemos voltar a investir naquele país. Na Bolívia? Onde o governo pode cair em seis meses. Onde tanto pode vir um governo mais sensato como um mais à esquerda, mais irracional que o do Evo Morales.
Tudo indica que a seleção desses dirigentes é por teste de QI. Quem Indica.
Realmente, estamos reduzidos a comer churrasquinho de portão de fábrica. É de gato. Mas será cobrado como carne de chinchila.


Editado por Ralph J. Hofmann   às   12/20/2006 05:44:00 PM      |