Do G1
O sistema de rádio usado pelo controle de tráfego aéreo no Brasil apresenta falhas sérias desde maio de 2000 -e a Aeronáutica foi alertada desses problemas em maio de 2001-, de acordo com um relatório obtido pelo G1.
Esse relatório aponta falhas idênticas às que provocaram, na terça-feira (5), o atraso e o cancelamento de vôos no Brasil, levando o caos a vários aeroportos.
O relatório é datado de 23 de maio de 2001. Foi enviado pelo então adjunto operacional do Controle de Aproximação (APP) de São Paulo, o subtenente Mário Celso Rodrigues, para a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (Sipacea).
Rodrigues descreve que a equipe dele havia enfrentado, inúmeras vezes, "queda de uma ou mais freqüências em horários diversos".
No relatório, Rodrigues escreve: “Ontem, 22/05/01 por volta das 23:00P todas a freqüências e telefones do APP saíram novamente do ar por 15 (quinze) minutos, não aceitando reset e obedecendo apenas a intervenção do técnico de plantão na central S.I.T.T.I. que fica no pavimento inferior. Esta situação de extrema gravidade foi presenciada pelo Chefe do APP SP.”
E prossegue: "O fato tem se repetido ao longo desses doze meses, pois, conforme reportado em relatório anterior, no dia 26 de maio do 'ano passado' (26/05/00 – Sexta-feira – 20:00P), permanecemos 22 minutos sem qualquer comunicação, gerando conflitos de tráfego graves em dois pontos da TMA. Desde então, por inúmeras vezes, tivemos queda de uma ou mais freqüências em horários diversos. O fato tem se tornado tão corriqueiro que as situações onde o controlador consegue resetar e restabelecer as comunicações já não são mais reportadas no Livro de Registro de Ocorrências do APP".
O texto faz referência também ao fato de, na época, não haver um sistema alternativo caso o sistema principal caísse.
Editado por Anônimo às 12/07/2006 06:29:00 PM |
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