Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
O COMBATE!


Ralph J. Hofmann – 16/02/07

(In memoriam de Arno Aurélio Viero)

Este é um país grande e que se encontra em guerra civil aberta e declarada. E não é de hoje.

Que é grande pude verificar hoje. Ao ler uma crônica sobre cinema de 2005 me deparei com a frase: “Como dizia o Professor Arno Viero, morto em combate há um mês ...”

Este é um nome raro e eu o conhecia. Era o nome de um vizinho de infância em Caxias do Sul. Era 13 anos mais jovem que eu, pessoa muito curiosa desde a infância, nos meus anos de faculdade passava muito tempo me vendo montar aeromodelos ou ouvindo música comigo. Quando chegou à adolescência me fez descobrir artistas que eu não havia notado, como Rick Wakeman por exemplo. Estudou Filosofia, era matemático e chegou a Vice-diretor de departamento na Universidade Federal Fluminense.

Procurando no Google descobri que foi morto em 8 de agosto de 2005, ao sair do campus de Niterói após dar uma aula ou supervisionar uma pesquisa. Segundo a reportagem “morto numa tentativa frustrada de assalto”. O bandido não levou nada. Só a vida do meu amigo.

Isso nos traz à mente duas coisas. O Arno foi para o Rio de Janeiro e eu apenas tinha notícias esporádicas dele. Eu? Sai correr mundo, vivi muitos anos em Santa Catarina. Levei dois anos para saber de sua morte. O país é grande. As pessoas migram internamente conforme seu trabalho as leve para um lado ou outro. Ha cinqüenta anos atrás teríamos vivido nossas vidas a no máximo 100 km um do outro. Hoje é diferente.

E o segundo ponto. O cronista de cinema, sucintamente escreve: “morto em combate há um mês atrás”. Não morto num tentativa de assalto. Morto em combate. E mais, era um combatente desarmado. O bandido se aproximou num sinal fechado, falou alguma coisa e desfechou um tiro pela janela semi-aberta do carro.

Melhor seria ter sido morto em combate, defendendo-se à mão armada. Este amigo eu conhecia bem. Era ponderado. Deve ter ficado atônito e paralisado e não obedeceu tão rapidamente quanto o assassino queria. Foi fulminado. Foi executado pela lei da selva. Todos somos combatentes ante a corja. Mas a maioria não está armada.


Editado por Ralph J. Hofmann   às   2/17/2007 05:35:00 PM      |