"O contingenciamento acaba criando essa situação de caos por falta de investimento em pessoal, por falta de investimento em equipamento e por falta inclusive de apoio técnico para que possa funcionar de forma adequada. E há uma interligação entre todos os sistemas, então é isso que nós estamos avaliando"
Augusto Nardes, Ministro do TCU
Os cortes de verbas do Orçamento para diversas áreas têm sido constantes, por conta do ajuste fiscal. Para cumprir as metas de superávit primário - economia para garantir o pagamento de juros da dívida - o ministério da Fazenda normalmente corta investimentos, já que há muitas despesas com vinculação determinada pela Constituição.
Apesar de a aviação brasileira crescer 15 % ao ano e apresentar uma média de 700 vôos por dia, o governo reduziu ainda mais os investimentos, diz Anchieta Hélcias, vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação, Snea. "Para fazer superávit, o governo contingencia o que arrecada e ainda corta naquilo, que foi autorizado dentro do próprio Orçamento", afirmou. Segundo o Snea, se nada for feito, 2007 pode ser ainda pior. "Para o próximo ano, o governo vai destinar menos", prevê Hélcias.
Editado por Anônimo às 12/09/2006 08:04:00 PM |
|