O Estado de S.Paulo
Pane vem desde sábado, dizem controladores
Para contestar as suspeitas de sabotagem e mostrar que as falhas em freqüências de comunicação via rádio entre o Cindacta-1 e as aeronaves são comuns, controladores de vôo têm a seu favor o registro no livro de ocorrências da unidade. No sábado, por exemplo, no setor 14, que monitora vôos do Rio, as freqüências saíram completamente do ar por dez minutos. Houve corre-corre entre os operadores, que não conseguiam falar com as aeronaves. O defeito repetiu-se no domingo.
Um dos operadores disse que os episódios do fim de semana deixaram o Cindacta-1 em alerta. Por isso, na terça-feira, quando ocorreram dois apagões das freqüências, controladores e seus superiores decidiram paralisar todas as operações no País.
No setor 7, onde ocorreu o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, controladores afirmaram que há um ano a freqüência 135.9 só transmite com eco para as aeronaves, causa de queixas dos pilotos. Na outra freqüência usada na área, a 125.2, o áudio, quando chega aos aviões, muitas vezes é impossível de ser compreendido. No setor 5, a freqüência 124.2 tem som tão baixo que é preciso repetir várias vezes a instrução.
Além disso, já dura três semanas a falha no sistema de rádio na divisa do Tocantins e da Bahia. O defeito no sistema obrigou a Aeronáutica a desviar todos os vôos que passam por Brasília em direção às capitais do Nordeste.
Editado por Anônimo às 12/07/2006 07:12:00 AM |
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