Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
DIPLOMACIA DE BAS-FOND
Carlos Chagas na Tribuna da Imprensa conta como está sendo feita a substituição do embaixador brasileiro em Portugal Paes de Andrade, que não pertence aos quadros do Itamaraty.
“(Paes de Andrade) Acaba de receber o que chama de desrespeitoso e grosseiro telefonema do chanceler Celso Amorim, determinando-lhe encaminhar ao governo português pedido de agreement para seu substituto. Considerou-se ultrajado, porque, convidado por Lula para embaixador, aguardava dele a comunicação de estar encerrado o seu período na diplomacia.”
O embaixador reagiu: "Ministro, não estou entendendo. Um pedido de agreement quando o presidente da República nada me comunicou. Vossa Excelência sabe que fiquei no palanque de Lula por treze anos. A instância da solicitação do agreement é prerrogativa constitucional do presidente da República. Nada recebi, nenhuma instrução do presidente, e, por isso, aguardo que seja oficializada a comunicação. Não sou seu embaixador. Sou embaixador pela vontade e decisão do presidente."
Pela “educação e fidalguia” trata-se mesmo de uma diplomacia de bas-fond.
Leia nota na íntegra - http://www.tribunadaimprensa.com.br/coluna.asp?coluna=chagas


Editado por Giulio Sanmartini   às   11/28/2006 08:53:00 AM      |