Entrevistas
Arthur Virgílio
Gerson Camata
Júlio Campos
Roberto Romano - 1ª parte
Roberto Romano - 2ª parte
Eluise Dorileo Guedes
Eduardo Mahon
p&p recomenda
Textos recentes
Arquivo p&p
  
A DEMOCRACIA NÃO AVISA QUE VAI MORRER
Por Giulio Sanmartini


Por que ri o presidente?
Por escárnio, por ignorácia?, certamente pelos dois motivos.






O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é totalmente apedeuta como pensam ou querem pensar alguns, do apedeutismo ele tem quase tudo: falta de instrução, de educação, grosseria e ignorância, mas não é estúpido, muito pelo contrário, se faz de tal para ir enganando a galera.
Muito mais que inteligente, ele é um “espertinho”, entendendo por isso aquele que tenta passar a perna nos outros, que age de forma incorreta, pouco ética para tirar vantagem para si em detrimento dos outros. Carrega aquela esperteza primária do peão, que no final de expediente vai jogar dominó no bar e rouba dos companheiros pelo simples prazer de roubar e para findo o jogo, poder sacanear o perdedor, ainda jactando-se de ter roubado.
Ele vive roubando no jogo que faz com os “companheiros” eleitores, rouba nas promessas irrealizáveis e nas mentiras que vomita sem a mínima vergonha, sem enrubescer.

Pode-se pensar que sendo desmentido perca cada traço de credibilidade, mas essa regra não funciona para Lula, ele se rala para a credibilidade, o que ele quer é o poder, da maior e mais ampla forma possível. Todas suas atitudes mostram a clara intenção de perpetuar-se usando como exemplo seus ídolos: Fidel Castro, Hugo Chàvez e Evo Morales.
Tudo mostra que as leis, os limites e a democracia o esteja atrapalhando para “destravar o Brasil”, que a bem da verdade foi travado especialmente por seu governo inepto e prenhe de escândalos.
Sua última mostra do gosto ditatorial deu-se em mais um dos improvisos outro dia mesmo: "Você se depara com as leis, você se depara com as questões ambientais, você se depara com a burocracia, você se depara com a oposição, você se depara com o Congresso, você se depara com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas da União, e com a burocracia que é pertinente à máquina pública do Brasil." Para ele são estas coisas que o atrapalham governar.
Disse sobre o fato, com muito acerto, o candidato derrotado à presidência da República Cristovam : Buarque. “- A democracia não avisa que vai morrer. Ela dá pequenos sinais. E eu estou vendo esses sinais”.
Só nos resta esperar que os brasileiros de bem também vejam esses sinais e acordem.


Editado por Giulio Sanmartini   às   11/29/2006 10:10:00 AM      |